Pesquisar neste blog e nos da lista

quarta-feira, janeiro 11, 2006

Copulavam tão ruidosamente que os gatos da vizinhança reclamavam.


Meu olho esquerdo


Olhares


Observando casais sentados em bares e restaurantes, depois trazendo a experiência para mim mesmo, notei algumas coisinhas que talvez os especialistas em comportamento humano possam explicar.

O casal está ali numa conversa qualquer, de repente alguém, de passagem ou numa mesa próxima, cumprimenta o homem. Quase sempre ele percebe o cumprimento imediatamente e o retribui. Quando isso ocorre, raramente sua acompanhante dirige o olhar para quem foi o aceno. Quando acontece o oposto, o cumprimento é para a mulher, invariavelmente seu consorte olha quem cumprimentou sua parceira.

Como se explica isso?

As mulheres têm visão panorâmica maior que o homem, por isso não precisa virar a cabeça para identificar quem cumprimentou seu acompanhante?

Os homens, como a maioria dos machos animais mamíferos, vêem no macho que se aproxima de sua companheira como um rival em potencial e, caso o terceiro amigo seja uma mulher, sua condição de macho do terreiro avalia a possibilidade de mais uma conquista?

As mulheres são menos curiosas que os homens?

Os homens são menos seguros que as mulheres?

As mulheres são mais focadas naquilo que fazem e abstraem qualquer coisa alheia à sua principal atenção, a conversa que desenvolvem?

As mulheres têm a obrigação cultural de demonstrarem que são difíceis e os homens, ao contrário, têm que mostrar que estão sempre disponíveis e vigilantes?

Essas questões todas podem ser negadas quando a conversa não está nada interessante para uma das partes. Nesse caso a mulher não só olha como faz questão de levantar-se e ir cumprimentar o amigo.

É impressionante, muito mais do que esses devaneios, a maneira como as mulheres olham muito mais intensa e constatemente nos olhos do interlocutor do que os homens. Elas olham fixo nos olhos, acompanham os olhos dos parceiros com os seus, enquanto nós, pobres machos dissimulados, estamos sempre procurando algo interessante que nos prenda a atenção ao nosso redor.

Nenhum comentário: