Pesquisar neste blog e nos da lista

terça-feira, janeiro 31, 2006

"Para bom bebedor meia garrafa basta."




Tem texto meu na Gueixa hoje.


Pássaros brasileiros


História de Passarinho


Oi, eu sou a Thaisinha. A tia mandou nós escrevermos uma redação sobre a ecologia, nessa volta às aulas, aí eu resolvi falar de passarinhos.

O passarinho é um pássaro pequenininho.

O pássaro é um bicho de penas, como um cocar de índios.

O cocar tem penas, mas não voa.

Tem pássaro que também não voa, como a ema.

A ema é o primo pobre do avestruz. O avestruz é da Austrália, que é um país rico, por isso o avestruz é rico, até as penas do avestruz são caras. A ema é brasileira, por isso ela é pobre. Ninguém compra penas de emas. Além disso ema é uma palavra feminina, enquanto avestruz é masculina. No mundo todo os homens ganham mais dinheiro que as mulheres, talvez esse seja outro motivo da erma ser mais pobre que o avestruz.

Todo o mundo conhece o avestruz, mas nem os meninos brasileiros conhecem a ema, a não ser os meninos que conhecem o Palácio do Alvorada, onde mora o presidente do Brasil. Tem um monte de emas pelo gramado do Palácio do Alvorada.

Os passarinhos são bonitinhos. Tão bonitinhos que os ricos dos países ricos, como os países da Europa, gostam de comprar passarinhos.

Na Europa as pessoas ricas adoram o canto e as cores dos passarinhos brasileiros. Aí, uns homens maus do Brasil caçam um monte de passarinhos do Brasil para venderem para os ricos europeus.

Os homens ricos da Europa que compram os passarinhos brasileiros nunca são presos, mas os homens maus do Brasil que vendem os passarinhos brasileiros para os homens ricos da Europa, quando são descobertos pela polícia, são presos.

Mas eu conheço um policial brasileiro que tem um monte de passarinhos presos em gaiolas no sítio dele.

É ruim os homens ricos da Europa não serem presos, mas é bom os homens maus do Brasil serem presos. Quando os homens maus do Brasil são presos, eles ficam em gaiolas cheias de grades, como os passarinhos que eles prendem.

Seria bom também que os homens maus que derrubam árvores de madeira-de-lei do Brasil e mandam elas ilegalmente para homens ricos da Europa fossem serrados por moto-serras como as árvores que eles serram com moto-serras.

Nenhum comentário: