Pesquisar neste blog e nos da lista

terça-feira, outubro 30, 2007

CARTA À SOCIEDADE PARAENSE E AO BRASIL.


Sinovaldo, Jornal NH, RS


Não simpatizo com qualquer uma das entidades que assinam a carta abaixo, parte do Brasil sem leis, sem respeito à propriedade alheia, que passam a mão na cabeça de criminosos que se utilizam da pobreza de parte da população para ganharem simpatias, votos e verbas para seus comandantes viverem com as burras cheias manobrando a massa acéfala, sem estudos e que é levada a acreditar que invadindo terras e prédios alheios, causando caos em propriedades públicas, agredindo empresários, pregando a luta armada e outras tantas maluquices, farão o país entrar nos eixos.

Antipatizo também com aqueles que se colocam acima das leis e resolvem suas questões fundiárias ou trabalhistas com uso de chumbo. No fundo, ambos os lados são produto de um Estado desorganizado, mal administrado, despreparado para resolver as grandes causas; vítimas de parlamentares que não conhecem o país que ajudam a governar, ou pelo menos deveriam, e que priorizam as questões fisiológicas, os joguinhos de comadre, os cargos públicos de onde retiram uma enorme parcela para si e seus comparas, pouco se importando com as reais necessidades dos cidadãos de qualquer classe ou categoria que não a deles.

AS MÃOS DE SEMPRE

Hoje, 24 de outubro de 2007, caminharemos mais uma vez em torno de um lutador. O destino dessa caminhada não é o fim que almejamos: A reforma agrária, mas a sua última morada.

Manoel da Conceição Cruz Filho, o “Manoel da Borracharia” é mais um que tomba por defender os interesses dos despossuídos da terra. As mãos que tiraram sua vida – mandantes e executores-, são as mesmas que no dia 21 de novembro de 2000 tiraram a vida de “Dezinho” e que ameaçam as vidas de outros companheiros e companheiras.

ISSO É INTOLERÁVEL!

Essas mãos reuniram-se na noite do dia 14 de setembro de 2007, na cidade de Rondon do Pará, situada na Região Sudeste do Estado do Pará, ocasião em que tramaram a morte de Manoel da Borracharia, e outros líderes locais da luta pela reforma agrária entre os quais José Soares de Brito e Zé da Pampa.

Este Consórcio da Morte foi levado ao conhecimento da Policia, conforme Boletim de Ocorrencia nº 00201/2007.000146-9, registrado da Delegacia de Conflitos Agrários da Região de Marabá. Nada foi feito, apesar da tradição desses algozes em concretizar suas ameaças.

Essas mãos sujas de lama e sangue tem nome, estado civil, profissão e endereço. Esta tudo lá no Boletim de Ocorrência e no processo que apurou a morte de Dezinho.

Essas são as mãos evidentes, loquazes e aterradoras, subterrâneas que se moveram para esse desfecho trágico.

As mãos da grilagem

As mãos do latifúndio

As mãos do Trabalho Escravo

As mãos da impunidade

As mãos da indiferença

Mas esta tragédia não foi gerada somente por omissão da polícia. A impunidade reinante na região, a criminalização de lideranças sociais, e principalmente a falta de reforma agrária, com uma intervenção eficaz do INCRA e ITERPA causam há anos, este clima de disputa por um bem que deveria ser sagrado à vida de todos e todas: A terra.

O padecimento de Manoel Borracheiro resulta no entrelaçamento dessas mãos. Para rompê-las as mãos do Povo e das entidades abaixo assinadas, unem-se e, para além do lamento, levantar a voz, clamar e reclamar: chega de mortes anunciadas; chega de impunidade; chega de omissão. Reforma agrária imediata, cadeia para os mandantes e executores.

Diante deste terrível quadro que se abate sobre a região e em especial sobre os Defensores e Defensoras de direitos humanos que atual na luta pela terra na região da BR-222, nos municípios de Dom Elizeu, Rondon do Pará, Abel Figueiredo e Bom Jesus do Tocantins, as entidades e lideranças abaixo relacionadas exigem:

- A atuação do Estado, União e Município na discussão e solução dos problemas fundiários e agrários da região, em especial INCRA e ITERPA.

- A realização de audiência Pública na região, sob a coordenação da Ouvidoria Agrária Nacional.

- A investigação rigorosa do assassinato do Sindicalista da FETRAF, Manoel da Conceição Cruz Filho e da tentativa de homicídio contra o lavrador Tinho, com a solicitação e decretação da prisão preventiva dos executores, intermediários e mandantes do crime.

- Investigação e repressão à grilagem e pistolagem.

- A destinação das Fazendas Ourinhos/Senor; Mandaraí e Campos de Paz para a reforma Agrária.

- A proteção e Garantia de segurança dos Sindicalistas Ameaçados de Morte José Brito, Zé da Pampa, e demais lideranças ameaçadas na região.

Assinam esta carta.

- Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar - FETRAF.

- Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos - SDDH.

- Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Pará-FETAGRI .

- Centro de Estudos e Defesa do Negro no Pará - CEDENPA.

Blogged with Flock

Nenhum comentário: