Pesquisar neste blog e nos da lista

terça-feira, novembro 06, 2007

Adenevaldo


Imagem daqui


Prazer, chefia. Adenevaldo Gobera Sitônio, Gobera por parte de mãe e Sitônio por parte de pai. Pode me chamar de Guêba, a seu dispor. Guêba do Cavaco, pra ser mais claro. Setenta e dois anos de puro samba e malandragem, saco? Filho de Josenaldo Sitônio e Adegeilza Gobera Sitônio, nascido em Pau Grande, terra do Mané, saca o Mane? Pois é, mermão, o maior craque que os quadrado de grama já viu. Vossa senhoria sabia que o Mané era amigão do meu progenitor? E era mermo! Além do quê, era um sujeito de prima. Depois das pelada, lá no campinho do arranca-tôco, passava na bodega do velho Jôse, meu pai, e encaçapava umas branquinha legal, isso quando não era antes do quebra-canela. Só num conseguiam quebrar as canela do Mané. O camarada era mais liso que enguia ensaboada, ninguém encostava no negão. Tá, ele num era negão, era meio índio, incrusive pegava passarinho com as facilidade que só os índio têm. Mas nós chamava ele de Negão. Uma vez o Mané me deu um dibre que minhas perna quais fica torta que nem as dele. Dotô, eu poderia falá do cumpade Mané até vossa incelênça ficá cum calo nos ouvido, mas o sinhô tá querendo saber mesmo é de minha labuta, né mermo? Pois toca o intêrro! Quando o Mané veio pro Rio meu pai num viu mais porque ficar emPau Grande. Queria ver o Mané jogar no Maraca e veio imbora também. Mudamo pra essa merma casa onde moro hoje, aqui em Bonsucesso. Tu num vai acreditar, dotô, mas todo dia tinha jornalista querendo falar com meu pai, tudo afim de ouvir umas história do Mané. A vizinhança, tudo gente boa, mas sem grana pra pagar nem a geral, vinha pro buteco do velho Jôse pra ouvir os jogos do Bota no rádio rabo-quente que meu pai deixava no máximo. Cada dibre era como se fosse um gol, a gente via com os ouvido. Era o dia que mais vinha cachaça pros proleta e cerveja pros abonado. E meu velho contava as história de Pau Grande pra malandragem até altas hora da madruga. Devo muito a Pau Grande. Os camarada me admira porque fui amigo do Mané e as mulhé gosta de mim porque sou de Pau Grande. Sacou? Sacou?

Blogged with Flock

Nenhum comentário: