Pesquisar neste blog e nos da lista

sexta-feira, novembro 16, 2007


Pater, A Tribuna, ES


  • A pedidos, poucos, é verdade, meu livro já está à venda por aqui. Quem estiver interessado, me mande um e-mail (pontes.mr@gmai.com). Obrigado, Letícia, pela divulgação. Aliás, a Letícia também está com trabalhos publicados numa coletânea. Deve ser vinho de se sorver aos pouquinhos para sentir melhor o sabor.

  • Hugo Chávez, na corrida armamentista que iniciou na América Latina, pelo que a indústria bélica agradece, agora defende o direito da Venezuela desenvolver um programa nuclear. Uma vez que seu país não tem problema de energia, fica fácil imaginar o que ele está querendo aprontar. Como na América Latina um louco só não faz verão, no Brasil o general de exército José Benedito de Barros Moreira, secretário de Política, Estratégia e Relações Internacionais do Ministério da Defesa, defendeu a idéia que o Brasil desenvolva tecnologia para a construção de armas nucleares. E pensar que depois das quedas do Muro de Berlim e da Cortina de Ferro o mundo acreditou na pacificação geral. Como somos bobinhos...

  • É comum as secretarias municipais de educação fraudarem o censo escolar para conseguirem mais dinheiro do MEC, que paga às prefeituras uma verba a fundo perdido proporcional ao número de estudantes matriculados. Já vi isso acontecer bem de pertinho. O MEC mudou a metodologia. Antes eram enviados apenas números, quantos alunos estavam matriculados em que séries e em que escolas, agora são enviados os dados pessoais de cada estudante e não mais pelas sercretarias. O resultado foi uma diminuição drástica no número de crianças e adolescentes nas escolas públicas. O que deve ter de prefeito revoltado com essas mudanças é uma festa.

  • E já que dimuiu o número de estudantes, nada mais coerente do que diminuir o número de habitantes. Segundo o último censo demográfico, o Brasil tem 6 milhões de habitantes a menos do que as estimativas. Trezentos municípios já pediram revisão nos números, principalmente os menores, cuja principal renda vem do Fundo de Participação dos Municípios repassado pelo governo federal e proporcional ao número de habitantes. Que a metodologia adotada pelo IBGE não é infalível, todo mundo sabe, mas essa diferença enorme entre a quantidade de brasileiros que se esperava encontrar e o resultado final nos diz que tem algo muito errado por aí.

  • O Nélson Jobim, doidinho para sair candidato à presidência ou à vice, ainda não acertou a mão e nem a língua dirigindo o Ministério da Defesa, principalmente no que se refere à aviação civil. É até fácil de entender as dificuldades por que ele passa para resolver os problemas do setor. O cara está seguindo o exemplo do patrão e não escora a bunda na cadeira do gabinete. Ao exemplo de Lula, o cara viaja todas as semanas, usando aviões da FAB até para fazer turismo em Porto Seguro, como denunciaram políticos do DEM (e ninguém ouviu as denúncias). Com o mercado de aviação civil em ascensão, como é possível o país desse tamanho contar com apenas duas empresas aéreas? Duas e meia, melhor dizendo, já que a Varig está ensaiando uma volta. E o ministro ainda se diz contrário à entrada de companhias estrangeiras no mercado interno. As nacionais estão quebrando, mesmo aumentando o número de passageiros, e as estrangeiras não podem entrar... Por isso que passarei as férias dentro de casa, tomando cerveja e comendo picanha.

  • Os jornais dizem que Renan renunciará à presidência do Senado, o que deve ser verdade. Os mesmos jornais já apostam na sua cassação, já que a votação do seu próximo processo deverá ser aberta. Se essas duas previsões se confirmarem, estará mostrando que a empáfia fez Renan perder o feeling, justo ele que sempre havia se dado bem por se pendurar nos governos federais, independentemente de que estivesse presidindo, bem ao feitio do PMDB.

  • O El País, da Espanha, falou exatamente oque venho falando aqui há meses: Lula engoliu a oposição. Só a oposição, leia-se PSDB e DEM, que não percebeu isso.

Blogged with Flock

Nenhum comentário: