Pesquisar neste blog e nos da lista

terça-feira, novembro 01, 2005

Diz-me com quem andas, adoro fofocas.



Prepotência de Doutores

Hoje cedo, folheando uma revista antiga, não antiga como O Cruzeiro ou Manchete, mas nos tempos atuais de velocidade acelerada das informações qualquer coisa com mais de dois dias é antiga, havia uma entrevista com um promotor que é conhecido em seu meio por suas interpretações heterodoxas da lei, comumente contrariando o senso comum.

Em determinado ponto declara que os médicos são formados para serem prepotentes, para acharem que são deuses e a morte existe para provar que estão errados. Por essa lógica, a medicina surgiu antes da morte. Interessante. Assim fica mais fácil imaginar as interpretações que o doutor promotor faz das leis.

Interessante também ser um membro do Judiciário quem faz tal afirmativa. Juízes e promotores estão entre os mais arrogantes profissionais desse país, os donos da verdade. Agem como se suas palavras fossem a própria lei. Sou amigo de dois juízes e de um promotor, e eles já ouviram minhas opiniões a respeito disso e, pasmem, foram humildes pare engolir e até concordar, como fez um deles.

Voltando ao complexo de superioridade de alguns médicos, vivenciei isso com meu oftalmologista.

Há dois anos não fazia exames, puro relaxamento brasileiro e masculino. Na minha última visita ao "doutor" Bráulio, não riam, é esse mesmo o nome do homem, me passou uma descompostura como se estivesse falando com o próprio filho que tirara zero em Educação Artística.

Que eu não podia ficar tanto tempo sem me consultar, que havia histórico de glaucoma na família e isso é perigoso, como eu havia me esquecido de trazer a última receita para os óculos? (e ele tem os dados dessa consulta em seu computador) e blá-blá-blá. Eu poderia até ficar lisonjeado com a preocupação do médico com minha saúde, mas seu tom de voz não foi nada amigável.

Não me agüentei:

- Peraí, doutor! Eu sou condenado a usar óculos aos quartorze anos de idade e para o resto da vida, pago uma grana preta pela consulta, outra grana preta pelos óculos a cada ano e ainda tenho que levar esporro de médico? Tenha dó...

Ficou interessante o contraste do vermelho de suas faces (imagino que mais de raiva do que de vergonha) com o branco de suas vestes.

Nenhum comentário: