Pesquisar neste blog e nos da lista

quarta-feira, janeiro 30, 2008

lane

  • Muitos foram os blogs que comentaram os excessos da ministra com o cartão de crédito corporativo. Via de regra os blogueiros indignavam-se. O que me chamou a atenção foram os comentários do tipo "eu também quero um cartão desses" ou "Lula bem poderia pagar minhas contas também" e coisinhas assim. Confesso que me indigno com esse tipo de comentário. Podem até dizer que é brincadeirinha, que usando o humor (negro) para mostrarem sua discordância. Para mim, desculpem-me a franqueza, estão confessando um desejo com ares de chacota. Pesquisas já mostraram que a maioria dos brasileiros também se locupletaria com o dinheiro público se estivesse num cargo público, por isso, vejo nessas brincadeirinhas de mau gosto um desejo contido. uma pena...

 

  • O que os parlamentares foram fazer no Pólo Sul? Ajudar os cientistas a estudarem como sobrevivem os ratos urbanos no frio antárctico? A pesquisa poderia ser prolongada e eles ficarem por lá uns 20, 30 anos. tudo em prol da ciência.

 

  • Todo mundo tomou conhecimento dos números do Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros  2008, da Rede de Informação Tecnológica Latino Americana (Ritla), agora é a hora das desculpas esfarrapadas dor órgãos oficiais, algumas desacreditando os métodos aplicados na pesquisa, outras revertendo o ônus das causas, talvez algumas até culpem os pesquisadores pela mortandade crescente. O governo da Bahia, petista, sindicalista e mais perdido que azeitona em prato de cego, tem suas explicações e justificativas mais toscas. O governador Jaques Wagner, em entrevista ao jornal A Tarde, ao responde à pergunta "e quanto ao déficit de policiais que há no Estado?", saiu-se com essa: "É bom deixar claro para as pessoas que a população aumenta e, infelizmente, a violência tem aumentado no país inteiro". pela lógica desse sindicalista que nunca trabalhou, o aumento da violência é culpa do aumento da população, ou seja, a culpa não é do estado que não tem política eficiente e planejada para a segurança pública, mas dos pais e mães que teimam em gerar crianças.

O estudo da Ritla mostra 25 municípios bainos entre os 556 mais violentos, tendo Porto Seguro no topo da lista baiana e 16º no país. A presidente da OAB da cidade, Ilma Ramos Santos, diz que "o aumento da criminalidade se deve à deficiência do efetivo das polícias militar e civil e ao surgimento de loteamentos clandestinos no município". Ou seja, ela vê, como a maioria do desconhecedores do problema, eu, inclusive, que a violência pode ser controlada pela força. Minha ignorância talvez seja menor que a da doutora. Sou duzentos por cento a favor de um policiamento ostensivo e, portanto, preventivo, assim como de uma polícia investigativa eficiente e aparelhada, mas enquanto o estado não tiver política eficaz voltado para a educação e capacitação de mão de obra, além de programas eficazes de geração de trabalho e renda, a polícia apenas poderá punir isso quando e se alcançar os criminosos.

A "doutora" Ilma, ainda por cima, contesta a 16ª colocação de Porto Seguro no rancking. Ela diz que não foi levado em consideração o aumento sazonal da população por ser a cidade um pólo turístico, um dos mais visitados do país. Ora, "doutora", a população aumenta em apenas dois ou três meses por ano, esse é umponto; outro ponto, a maioria dos violentados na cidade não são turistas, mas nativos; terceiro ponto, nativos ou turistas, quem sofreu a violência sofreu no município,portanto é nas estatísticas dele que elas devem aparecer. Para completar o festival de babaquices da advogada, ela ainda termina com uma opinião totalmente subjetiva e empírica: "sou natural de Porto Seguro e ainda considero aqui um município tranqüilo em relação à segurança". Mania idiota que autoridades têm de tentar encobrir o sol com peneira ao invés de assumirem de cara o problema e cobrar das autoridades medidas concretas e eficazes para saná-lo. Desse jeito, jamais teremos questões sérias resolvidas.

Nenhum comentário: