Pesquisar neste blog e nos da lista

domingo, janeiro 06, 2008

Esperança

AlbufeiraSquare(compr) 

 

Está no Aulete:

Esperança

1  Expectativa otimista da realização daquilo que se almeja : Tinha a esperança de ser o primeiro colocado.
  2  Fig.  Aquilo ou aquele em que(m) se deposita uma expectativa : Aquele médico era sua esperança de recuperação.
  3  Qualquer coisa que seja ilusória : Desista dessa esperança de ficar milionário!
  4  Rel.  Juntamente com a fé e a caridade, a segunda das três virtudes básicas do cristão. 
  5  Zool.  Inseto ortóptero, de antena ger. mais longa que o corpo, pernas espinhosas e cor verde. 

Nesses tempos de ano iniciante desejamos as melhores coisas que nos vêm à mente às pessoas queridas e até àquelas que jamais vimos. E é verdade, desejamos tudo de bom a todos, ou, como diz Lulu Santos, "não desejamos mal a quase ninguém". Mas não consigo entender esse negócio de se desejar um ano cheio de esperanças.

Juntando dois ditados populares: "Tudo o que é bom, dura pouco" e "a esperança é a última que morre", podemos deduzir que a esperança não é lá uma coisa muito boa, ou ela duraria pouco.

Prefiro que se deseje um ano cheio de realizações e não apenas de esperança. Aliás, algum cineasta já definiu o "brasileiro: profissão esperança". Criou-se no Brasil uma cultura de que o Estado e seus agentes é que devem realizar, a nós, cidadãos, cabe a espera de que as coisas sejam feitas. É o escapismo institucionalizado: eles fazem ou não e eu espero. Não sei se gosto disso, não.

Para quem, desde cedo, aprendeu a se virar sozinho, a não ter que esperar pelos outros, a resolver seus próprios problemas, esperar é um castigo. Não espero carona ou convite, não gosto de depender da vontade alheia, não suporto a idéia de ficar na dependência de que chova ou faça sol. A vida me educou a ir atrás, a realizar ou fazer com que as coisas possam ser realizadas. Ao invés de esperança, seria mais edificante desejar fé, força, decisão, intrepidez, realizações...

Ainda fico com Geraldo Vandré que cantou "quem sabe faz a hora, não espera acontecer".

A esperança já está viva em nós, quer queiramos, quer não. A todo momento esperamos que algo aconteça ou algo dê certo, desnecesário desejá-la a outrem. Cabe a cada um aproveitar as oportunidades quando a esperança torna-se real.

A todos, portanto, um ano cheio de realizações, de feitos brilhantes ou corriqueiros, de decisões acertadas e frutíferas.

Voltemos à lida!

Nenhum comentário: