Pesquisar neste blog e nos da lista

quarta-feira, junho 27, 2007

OVNI




O Lino perguntou em seu post de hoje, se acreditávamos em OVNI, vida inteligente fora da Terra e coisas que tais.

Pensemos, então:

  1. A estrela mais próxima do nosso Sol está a 5 anos-luz, ou 9.460.800.000.000 km.
  2. A "coisa" mais rápida existente no universo é a luz, que viaja a 300.000 km/s no vácuo. Para se ter uma idéia do que seja isso, se a luz viajasse em curva (ela pode, segundo Einstein, mas isso é outra conversa), em um segundo ela daria 7,5 voltas ao redor da Terra.

Vida inteligente em nosso sistema solar somente na Terra, e mesmo assim há quem duvide que nossa vida seja inteligente. Se ao redor da nossa estrela vizinha houver um sistema planetário (não sou nenhum astrônomo para afirmar que há ou não), uma nave, viajando à velocidade da luz, levaria cinco anos para chegar aqui. Se essa nave fosse tripulada implicaria que seus tripulantes passariam cinco anos sem luz solar, comendo e bebendo do estoque que levariam a bordo e fazendo suas necessidades fisiológicas no piniquinho espacial, logicamente lançando os dejetos a deus-dará.

Façamos as contas baseados na dieta de uma top model anorexa. Se a garota come trezentos gramas por dia, em um ano ela se alimentará de 109,5 kg, fora a água. Em cinco anos, 5475 kg, sem direito a um churrasquinho para quebrar a rotina. Mas os ets são muito econômicos, menores e mais frugais. Ótimo! Então colocaremos esse montão de comida para a tripulação de dois ets. Já é um volume e um peso consideráveis que necessitariam de um enorme espaço para armazenar.

Um ser humano, se submetido à velocidade da luz, viraria pastel. Mas os ets têm músculos de aço, carne de fibra de carbono e trajes de diamantes muito bem acolchoados, não sofreriam nadinha com a aceleração e a desaceleração estupendas.

Seres capazes de construir uma nave que desenvolva uma velocidade monstruosa como essa, capaz de entrar na atmosfera terrestre sem incediar-se com o atrito, trajes de sobrevivência eficazes, sistema de armazenamento, transporte e preparação de alimentos inquebráveis, com garantia de fábrica de cinco anos e todas as demais exigências que tal empreitada exigiria, não podem ser considerados inteligentes, mas geniais.

Não confundir vida extraterena com vida inteligente extraterrena. Não confundir objetos voadores não identificados com discos voadores tripulados ou não. Levando-se em conta os milhares de sistemas solares existentes somente na Via Láctea é fácil imaginar que em algum deles possa existir algum tipo de vida, talvez até vida inteligente, mas daí a imaginar que esses seres estão nos visitando e em verdadeiras esquadrilhas, dado o tanto de avistamentos e abduções "documentados", fica muito além da minha imaginação e boa vontade.

Por duas vezes, em Manaus, vi objetos voadores muito estranhos. Um por volta do meio dia, outro às 20 horas aproximadamente, e esse foi mais espetacular. Em ambas as ocasiões eu estava na presença de dezenas de pessoas e todas viram. As teorias foram muitas: avião com defeito, balão meteorológico, disco voador (óbvio), refração da luz na atmosfera, até nave intraterrestre (outra teoria maluca cheia de adeptos). Trocando em miúdos, ninguém saberia ou soube afirmar exatamente que trem voador era aquele, eu não seria mais um a acreditar que são bichinhos verdes fazendo turismo.

A propósito, o disco voador da foto acima, é uma gota de água numa placa de vidro fotografada de um avião por uma equipe do Discovery Channel.

Nenhum comentário: